DUMA
A primeira Duma foi eleita em março de 1906. Mais de 40 partidos e grupos políticos estavam representados com predomínio dos "kadets". Quando começou seus trabalhos, mostrou-se demasiado liberal para a administração czarista, levando o governo a dissolve-la;
A segunda Duma se reuniu em março de 1907. Era uma Duma hostil ao governo imperial e dela
fazia parte Lenine e os bolcheviques e por isso foi dissolvida mais depressa que a primeira.
O governo fez algumas mudanças no processo eleitoral para escolha dos representantes da
Duma de forma a favorecer os partidos mais conservadores.
A terceira Duma, beneficiada pelas mudanças do processo de eleição, possuía em suas fileiras
uma maioria de representantes da direita conservadora e cumpriu, integralmente, seu mandato
de cinco anos. Apesar do seu aspecto conservador, essa Duma introduziu muitas reformas;
concedeu direitos civis ao camponeses ao introduzir a justiça local e expandir o sistema educacional;
A Quarta Duma, mais conservadora que a anterior, teve que contornar problemas diversos
com o início das revoluções da década de 20 e outros relacionados com a 1ª Guerra Mundial;
Menchevique incluia socialistas de vários tons e que acreditavam numa evolução natural da sociedade até ao socialismo. Estes intelectuais socialistas agiam instintivamente de acordo com as classes abastadas de quem haviam recebido a primeira instrução.
Bolchevique que para dar mais ênfase à sua separação ao socialismo moderado e parlamentar passaram a chamar-se Partido Comunista. Era o partido dos desejos dos operários fabris e dos camponeses pobres.
SOVIETES E BOLCHEVIQUES
Os sovietes continuaram a funcionar, o governo provisório tornava-se cada vez mais impopular.
A timidez da política social do novo governo propiciou o avanço dos bolcheviques. Nesse quadro,
a liderança de Lênin cresce. O líder bolchevista prega a saída da Rússia da guerra, o
fortalecimento dos sovietes e o confisco das grandes propriedades rurais, com a distribuição de
terra aos camponeses afirmando que s eu governo traria pão, paz e terra ao povo.
Os bolcheviques tornaram-se mais numerosos, chegando a 80 mil militantes. Lenin pregava:
"Todo o poder aos sovietes". Sua meta era a adoção da ditadura do proletariado para realizar a revolução socialista na Rússia e alcançar a paz. Várias sublevações e protestos atingiram as principais cidades russas.
Os bolcheviques ingressam em massa nos sovietes e Trotsky é eleito presidente do soviete de Petrogrado. A Guarda Vermelha, uma milícia popular, foi criada nas fábricas para ser o braço armado dos bolcheviques. Lênin entra clandestinamente na Rússia e convence o comando bolchevique a encampar a idéia de revolução.
Lênin, Trotsky e Stalin
Lênin, o fundador do primeiro Estado socialista, morre em 1924 e sua morte deu a uma violenta luta pelo poder entre Trotsky e Stalin.
Os dois, marxistas, tinham concepções diferentes de política e revolução. Para Trotsky, o sucesso do socialismo na URSS depende da vitória de revoluções operárias nos países vizinhos. Defendia, portanto, a revolução mundial permanente. Stálin, ao contrário, defendia a construção do socialismo apenas na URSS, deixando de lado a tese da revolução mundial até conseguir a industrialização do país, com a União Soviética em pé de igualdade com as nações capitalistas.Trótsky é um intelectual de formação sofisticada, viajado, criador do Exército Vermelho e respeitado teórico Marxista. Stálin é um revolucionário sem sofisticação, que soube construir uma máquina política dentro do partido. É duro e brutal, como demonstra nos anos posteriores.Stálin derrota Trótsky, que é destituído de suas funções, expulso do partido em 1927 é
deportado da União Soviética em 1929. Tempos depois, em 1940 é assassinado no México a mando de Stálin.
NEP
A má vontade da antiga camada dominante; os camponeses que demonstravam resistência em entregar sua produção ao governo; os trabalhadores e soldados desanimados diante das dificuldades a população descontente com os problemas de produção e abastecimento, os operários insurgindo contra o governo e outras rebeliões internas, fizeram com que Lenin, em 1921, com a Revolução consolidada, instituísse a NEP (Nova Política Econômica), uma volta ao capitalismo de Estado, como solução para vencer o impasse econômico. E diz a famosa frase: 'É preciso dar dois passos para trás para depois voltar a avançar'.O objetivo é planejar a economia e a sociedade. Logo é permitida a criação de empresas privadas, como a manufatura e o comércio em pequena escala.A liberdade salarial e a de comércio exterior são retomadas sob a supervisão do Estado.Os camponeses são obrigados a pagar taxas, em espécie, e são autorizados os empréstimos externos, como os negociados com a Inglaterra e a Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário